Desinfestação e Sanitização por Rádio Frequência

DESINFESTAÇÃO E SANITIZAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA – RF

RF 85 kW – túnel de pasteurização de amêndoas, nozes…

RF 85 kW – túnel de secagem e desinfestação de cereais

A SOLUÇÃO DE RADIOFREQUÊNCIA “RF”

A eficácia do aquecimento por radiofrequência como método para desinfestação e sanitização de produtos agrícolas secos (amêndoas, nozes, castanhas, cereais…) é determinada pelos seguintes factores:

  • Tempo: o processo é mais rápido do que o aquecimento convencional (3 a 10 vezes dependendo da situação), considerando que 3 – 5 minutos são suficientes para subir da temperatura ambiente até 55 – 65°C (desinfestação) e 7 -10 minutos para 80 – 100 ° C (sanitização).
  • Mortalidade: de acordo com as condições de tempo e temperatura, mesmo os contaminantes mais resistentes ao calor, e em todos os seus estágios de desenvolvimento, podem ser eliminados até uma redução de 5 log.
  • Germinação: dependendo da temperatura do processo, é possível preservar ou inibir a germinação da semente.
  • Qualidade: impacto térmico mínimo determinado por condições suaves de temperatura/tempo, preservando, no seu melhor, as propriedades físicas, químicas, sensoriais e nutricionais do produto.
  • Custos do processo: aprox. 25 kWh são necessários para tratar 1 tonelada de produto (∆T aprox. 30 – 35 ° C), o que se traduz num custo competitivo face às tecnologias tradicionais.

 

STALAM “RF” – O TRATAMENTO

No sistema STALAM “RF”, o produto é alimentado na secção de entrada do túnel por meio dum alimentador volumétrico embutido, que garante a consistência da carga desejada, e é transportado através do túnel de tratamento por uma correia transportadora de qualidade alimentar. No túnel de tratamento, o produto passa por um campo electromagnético gerado por um par de eléctrodos colocados acima e abaixo da correia transportadora. O fornecimento de energia de radiofrequência é ajustado com precisão para garantir um processo perfeitamente controlado numa ampla gama de produtos de médio ou baixo teor de humidade. O PLC garante um processo confiável, repetível e seguro e permite gerenciar facilmente os parâmetros operacionais necessários para alcançar os objectivos do Cliente. Em alguns minutos, o produto sai do túnel de tratamento e é descarregado suavemente num sistema de transporte que o levará às etapas subsequentes de processamento.

 

Principais vantagens da tecnologia STALAM “RF”

  • Os sistemas STALAM “RF” são projectados especificamente para desinfestar, sanitizar e, em alguns casos, secar produtos agrícolas de médio a baixo teor de humidade duma forma rápida, efectiva e confiável.
  • Os parâmetros do processo podem ser cuidadosamente controlados para melhor preservação das propriedades químicas, físicas, sensoriais e nutricionais dos produtos, garantindo ao mesmo tempo a sua salubridade.
  • Desempenho constante e confiável a baixos custos operacionais.
  • Conformidade CE (Standard) e conformidade UL/CSA (a pedido).
  • Validação TERP de acordo com os protocolos ABC (EUA) (a pedido)