Descongelação por RF

DESCONGELAÇÃO RÁPIDA POR RADIOFREQUÊNCIA – RF

As desvantagens dos métodos convencionais de descongelação podem ser evitados, graças à capacidade dos sistemas de radiofrequência RF em gerar calor rapidamente e de forma volumétrica dentro do produto. O aquecimento é uniforme e controlado, resultando numa redução significativa de perdas por gotejamento, oferecendo uma grande flexibilidade nos horários de produção, sendo a solução ideal para muitos processos de amaciamento e descongelamento de produtos.

O produto é colocado no tapete transportador da máquina e é transferido através da unidade de RF (túnel), passando entre as placas metálicas superiores e inferiores (eléctrodos). Quando o gerador de RF aplica tensão alternada de alta-frequência entre as placas, as moléculas de água dipolar do produto congelado vibrarão e girarão na tentativa de se alinharem de acordo com as polaridades das placas opostas que mudam rapidamente. Este fenómeno causa fricção intermolecular, que, por sua vez, gerará calor rapidamente e uniformemente dentro da massa total do produto, independentemente do seu tamanho, peso, forma e condutividade térmica. A quantidade de calor gerada no interior do produto e o tempo de descongelação são controlados com precisão através da tensão aplicada nas placas do eléctrodo e na velocidade do tapete/correia transportadora.

RF 85 kW – descongelação de carne de porco

RF 4×60 kW – descongelação de carne porco e bovino

RF 85 kW – descongelação de linguado, arenque…

RF 85 kW – descongelação de lulas, camarão…

BENEFÍCIOS DO MÉTODO DE DESCONGELAÇÃO RÁPIDA POR RF

 

  • A descongelação é alcançada em minutos em vez de horas ou dias, mesmo para grandes blocos de produto e, se necessário, directamente dentro das embalagens usadas para o seu armazenamento (caixas de cartão, filme/sacos de polietileno, caixas plásticas, etc.);
  • A velocidade e a uniformidade do processo minimizam a degradação do produto: sem perda de gotejamento; Nenhuma deterioração das propriedades sensoriais, químicas ou físicas; Sem crescimento bacteriano. Assim, a melhor qualidade do produto é preservada;
  • Pode ser obtida a temperatura correcta e necessária do produto para a etapa seguinte de processamento;
  • O descongelamento por radiofrequência pode ser realizado de forma contínua, com vantagens logísticas significativas no manuseio de produtos e programação de produção. A produção pode ser organizada de acordo com critérios “just-in-time” – uma grande vantagem em caso de pedidos repentinos, mudanças de última hora…
  • O equipamento de radiofrequência requer muito menos espaço que os sistemas tradicionais, grandes salas ou equipamentos de descongelação; Os custos gerais de processamento podem ser reduzidos drasticamente.